Como participar da vida escolar de seus filhos

Dicas simples para participar da vida escolar de seus filhos

De acordo com o livro “Pais brilhantes, professores fascinantes” de Augusto Cury na escola dos sonhos cada criança é uma jóia única, mais importante que todo dinheiro do mundo. Nela os professores e alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores. A família dos sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos perfeitos. Não tem heróis nem gigantes, mas amigos. Nela os pais dão risadas quando perdem a paciência com os filhos. Um lugar simples, mas onde há gente feliz.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria. E todo mundo só tem a ganhar.

Dicas simples para participar da vida escolar dos seus filhos.

1. Converse com seu filho sobre a escola e peça a ele que ensine algo que aprendeu. Isso fixa o conteúdo.
  2. Garanta que ele vá às aulas todos os dias, na hora certa. Faltas atrapalham.
  3.  Acompanhe a lição de casa, ofereça ajuda, mas não resolva os problemas por ele.
  4. Não o deixe ficar para trás. Se ele tiver dificuldades, converse com o professor para saber como poder ajudá-lo.
  5. Transforme a leitura em uma atividade divertida.
  6. Escreva bilhetinhos ou emails para seu filho, assim ele perceberá a importância da escrita.
  7. Vá às reuniões de pais e mestres. Você saberá o que e como o seu filho está aprendendo.
  8. Mostre que você admira o professor e ensine seu filho a respeitá-lo.
  9. Valorize o trabalho do seu filho, vá a exposições, apresentações e festas.
  10. Não espere a reunião de pais e mestres para procurar pelo professor em caso de dúvidas ou dificuldades particulares.
  11. Tenha tempo de qualidade com seu filho.
  12. Realize passeios educativos, visite museus, exposições, cidades históricas, frequente cinemas e teatros.

O Colégio Noeme Campos, possui no seu site (www.colegionoemecampos.com.br) um link para acesso dos pais e responsáveis.

Nesta área restrita aos pais, será possível ver os trabalhos postados pelos professores para o estudo dos alunos, boletim escolar, notas por etapa e disciplina, ocorrências negativas dos alunos, segunda via de boleto bancário.

Caso voce não saiba como acessar, consulte um profissional da escola.

Atenciosamente. Equipe do Colégio.