O Colégio Noeme Campos, assume a missão de auxiliar as famílias a educar os filhos. É fundamental conscientizar os alunos e os pais a respeito da importância de crianças e adolescentes assumirem responsabilidades. Dentre elas, a execução, com qualidade, do dever de casa. Desse modo, cria-se no aluno a responsabilidade e o compromisso para com os pais e o colégio, reforçando os conhecimentos obtidos na sala de aula, além de propiciar um melhor gerenciamento de tempo.

A execução do dever de casa implica numa atuação de parceria entre a escola e os pais. Pesquisas mostram que um dos fatores que mais contribuem para que o dever de casa interfira positivamente no desempenho acadêmico é a compreensão da família e do aluno dessa tarefa, como uma oportunidade de estruturar melhor o conhecimento construído, por meio da elaboração e aplicação em outros contextos. Essa visão permitirá ao aluno imprimir ao dever de casa um novo significado, transcendendo a visão da execução dessa tarefa apenas como cumprimento de uma atribuição dada pelo professor.

E importante planejar o dever de casa pois, a falta de planejamento gera acúmulo, desordem, perda de tempo e ainda, geração de ocorrências negativas junto aos pais e escola.

Podemos considerar que não há um rendimento satisfatório sem o cumprimento destas tarefas. É importante desenvolver hábito de estudos e aprendizagem através desta prática

O Colégio Noeme Campos reafirma que que executar bem o dever de casa não é uma opção, mas uma obrigação dos estudantes.

Os deveres de casa são importantes para ampliar os conteúdos estudados, preparar-se para as aulas seguintes, identificar dúvidas relacionadas ao conteúdo, estabelecer diálogo com os professores, visando esclarecer dúvidas, fixar conteúdos.

Os professores são orientados para que planejem os deveres de casa criteriosamente, desenvolvendo estratégias de cobrança, visando garantir o compromisso dos alunos com esses deveres, incentivando o aluno a fazer uso adequado da agenda, com anotações claras e formalizadas, corrigindo todos os deveres com qualidade, de acordo com os critérios definidos para cada ano/série, garantindo os seus objetivos ao elaborar o dever.