Feira de Matemática

Desde o período colonial, a educação no Brasil tem sido entendida como um processo sistematizado e autoritário, calcado na transmissão de conteúdo, e no qual o aluno é visto como uma tábula rasa.

Com o passar do tempo, o aluno passou a ser concebido como um ser pensante, construtor de seu saber, uma vez que, ao ingressar na escola, traz consigo conhecimentos prévios até então não observados ou ignorados.

Não se pode admitir mais, em tempos de desenvolvimento tecnológico, nos quais o homem se mostra surpreendente a cada instante, submeter os estudantes às imposições de ensinamentos outrora empregados, sem que possam questionar, experimentar e provar, numa relação de complementaridade entre saberes teóricos e vivências práticas.

Diante dessas constatações, nós, professores de Matemática do Colégio Noeme Campos, lançamos ao nosso corpo docente o desafio da pesquisa, exploração e busca de novos conhecimentos relacionados a assuntos que nos permeiam e nem sempre são de nossa inteira compreensão.

Acreditamos, portanto, que este será o início de uma busca constante do saber, pois nossa proposta de educação consiste em desenvolver uma formação pautada no crescimento, amadurecimento, bem como na autonomia de nossos alunos em sua constante busca do saber.

Bem-vindos à 1ª Feira de Matemática do Colégio Noeme Campos. Esperamos que os temas abordados sejam de grande valia para todos nós, docentes e discentes.

Fundamenta II e Ensino Médio