[:pb]ORIENTAÇÕES GERAIS E NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO NOEME CAMPOS

 

As orientaçõesabaixo se tornam necessárias para o bom funcionamento do Colégio Noeme Campos e para a formação do aluno onde a ética e a cidadania, estimulam e garantem o respeito e a consideração de todo ser humano.

1.HORÁRIOS ALUNOS

07:00 às11:30 (6º ao 9º ano Ensino Fundamental) / 2x por semana 6º horário com término às 12:20 (Segunda e quarta-feira)

07:00 às 12:20 (Ensino Médio – todos os dias) / (Retorno 1º,2º e 3º ano na segunda de 14:00 as 17:40) e o 3º Médio na quarta de 14: 15:40)

13:10 às 17: 40 (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

1.1 Atraso

Pedimos aos pais que fiquem atentos à pontualidade na entrada. A entrada para o segundo horário, somente com solicitação dos pais.

  1. HORÁRIO DA SECRETARIA E DA TESOURARIA

O horário de funcionamento da Secretaria 7:30 Hsas 7:30Hs e da Tesouraria: 8:00 Hs horas às 17:00 horas (segunda a sexta-feira).

  1. ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

As turmas são organizadas, segundo critérios pedagógicos. É importante a compreensão dos pais, evitando solicitar trocas.

  1. CIRCULARES

A comunicação com os pais será feita através de circulares por, e-mail e ou aplicativo específico. Ocasionalmente também poderão ser enviados via aluno por bilhete físico.

  1. COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Será permitida somente na Educação Infantil e 1º ano do Ens. Fundamental I agendamento com a coordenação.

  1. ACHADOS E PERDIDOS

No caso de perda de objetos identificados com o nome do aluno. Estarão disponíveis nos achados e perdidos na secretaria da escola.

  1. REMÉDIOS

Conforme a legislação vigente, a escola não possui medicamentos disponíveis para atendimento ao aluno. Em caso de necessidade de medicação, somente com receita médica.

  1. APARELHOS ELETRÔNICOS

O Colégio não se responsabilizará pela perda ou danos desses aparelhos.

 É vedado o uso de celular, ou de qualquer aparelho eletrônico dentro da sala de aula, salvo com o consentimento do professor para uso exclusivo em atividades pedagógicas.

  1. UNIFORME

O uniforme é obrigatório para todos os alunos; da Educação Infantil ao Ensino Médio(em todos os horários e atividades escolares). O cuidado com o mesmo é essencial.  A ausência do mesmo impossibilitará o aluno de adentrar ao Colégio.

Importante. É vedada a descaracterização do uniforme escolar e ou o uso de número menor do que o aluno deveria utilizar. Agasalho de invernocompleto, próprio do Colégio é de uso obrigatório.

  1. FREQUÊNCIA

O controle de frequência é realizado através da chamada que o professor realiza em sala. A infrequência contínua, sem prévio aviso, será comunicado ao Conselho Tutelar.

  1. TRABALHO DE CAMPO

Quando programados, os pais serão avisados com antecedência pelo meio de comunicação informado no item 4.

  1. CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE E PATRIMÔNIO

O cuidado com o ambiente do Colégio Noeme Campos é de responsabilidade de todos. A não observância acarretará em restituição do dano causado.

  1. EDUCAÇÃO FÍSICA

O aluno que comparecer para a aula de Educação Física sem o uniforme completo e especifico, será impedido de participar da aula e receberá falta. Caso estiver com algum impedimento para a prática de atividade física por motivos médico, deverá apresentar o atestado de afastamento.

 

  1. DEVERES DO ALUNO

Contribuir com atitudes adequadas para manter o prestígio e o bom conceito do Colégio; Providenciar e dispor de todo o material solicitado e necessário ao desenvolvimento das atividades escolares; Portar-se adequadamente e no recinto e nas imediações da escola; tratar com urbanidade todos as pessoas que compõem a instituição; Ficar atento ao calendário escolar e as atividades previstas no mesmo.

  1. DIREITOS DO ALUNO

Ensino de qualidade, ministrado por profissionais competentes;

Ser respeitado e jamais sofrer discriminação; Ser ouvido e atendido em suas solicitações quando coerentes e justas; Solicitar auxílio do professor ou da Coordenação Pedagógica quando encontrar dificuldades no seu acompanhamento escolar.

  1. É VEDADO AO ALUNO

Participar de manifestações ofensivas a pessoas ou instituição escolar;

Usar indevidamente o nome do Colégio ou seu logomarca,incluindo os meios virtuais; Praticar atividades que coloquem em risco sua segurança e a do outro no ambiente escolar;Fazer uso de bebidas alcoólicas e outros tóxicos e divertir-se com jogos de azar nas dependências do Colégio e em suas imediações.

  1. PENALIDADES

O desrespeito às normas disciplinares implicará nas seguintes penalidades, aplicadas conforme avaliação da Direção e Coordenação Pedagógica.

  1. a) Ocorrências

Serão aplicadas em decorrência da não observância às normas escolares.

  1. b) Advertência escrita

Após o registro de duas ocorrências realizadas pela Assistente de Aluno, ele receberá uma advertência escrita comunicando a família.

  1. d) Suspensão por um dia

Será aplicado em caso de reincidência de advertência escrita, ou em caso indisciplina mais gravoso.

  1. e) Suspensão por dois dias ou mais

A reincidência dos comportamentos punidos com suspensão por um dia resultará na extensão desse período por dois ou mais dias.

  1. f) Rescisão do contrato de prestação de serviços

Após três suspensões, motivadas por quaisquer ocorrências já mencionadas, o estudante estará sujeito ao cancelamento da matrícula. Em caso de agressão física a mesma será de imediato.

  1. RECREIO

O horário de recreio é o momento de descontração, que deve ser utilizado para a boa convivência entre os estudantes. Preserve seu recreio usufruir com frequência.

  1. USO DA AGENDA

A agenda faz parte do material escolar do aluno, sendo imprescindível traze- lá diariamente.

  1. CONTATO FAMÍLIA-ESCOLA

Atendimento: Para que o contato família-escola seja efetivo, pedimos aos pais ou responsáveis que marquem o seu atendimento com antecedência, por telefone ou através da agenda do filho.

Reunião de pais: Durante o ano letivo será realizada uma reunião coletivo no início do ano. Ereuniões individuais de acordo com a necessidade.

O aluno deverá alcançar média mínima de 60% em cada etapa, para não entrar em processo de recuperação.

  1. PROVA DE 2ª CHAMADA

O aluno que se ausentar da aula no dia de provas deverá observar procedimentos de solicitação para a segunda chamada.

  1. RECUPERAÇÃOOs estudos de recuperação de caráter obrigatório representam uma nova oportunidade de aprendizagem, para garantir ao aluno a superação de dificuldades no seu processo escolar.
  2. MENSALIDADE

O pagamento será feito através de boleto bancário com vencimento no 5º dia útil. O boleto será encaminhado via aluno.

25.SAÍDA DOS ALUNOS

Saída dos alunos (ao término das aulas): O portão será aberto 5 minutos antes do sinal do término; momento em que os pais poderão apanhar seus filhos. Solicitamos que respeitem o espaço reservado para os pais e não adentre ao pátio do Colégio[:]