Robótica é o ramo da informática que engloba robô, computadores e computação.

“A robótica educacional ou robótica pedagógica é caracterizada por ambientes de aprendizagem que reúnem kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitem programar o funcionamento dos projetos montados”.

A robótica educacional é uma forte aliada em diversos aspectos do comportamento e desenvolvimento das habilidades mentais.

Propicia ao aluno questionar, pensar, buscar soluções, sair da teoria para a prática, resolver situações problemas, interagir com os colegas trocando experiências e trabalhando em equipe.

O aluno aprende a perceber o seu erro como tentativa de acerto, buscando novas soluções, refletindo sobre o próprio desempenho, melhorando suas relações interpessoais, o respeito ao trabalho, às ideias do outro e às atitudes de cooperação.

Nas aulas de robótica o aluno usará o raciocínio lógico, o pensamento, a atenção, a concentração e a observação, sendo explorado o potencial de cada aluno.

A motivação e o incentivo são elementos marcantes no processo de construção e realização dos projetos.

O conhecimento é entendido como ação do sujeito com a realidade. Em ambientes de robótica educacional os alunos constroem sistemas compostos por modelos e programas que permitem o funcionamento dos projetos montados.

O desenvolvimento da concentração, oportunidades de conhecer na prática os conceitos científicos, construção do pensamento, flexibilidade, organização, persistência, percepção do próprio processo de aprendizagem e vencer desafios são algumas das contribuições que a Robótica proporciona aos alunos.

Por isso, em um mundo globalizado é de fundamental importância inserir a Robótica na escola, não apenas a “robótica técnica” e sim uma robótica a serviço da educação, em que o aluno participa do processo de construção.